Dia de Nicanor é celebrado nesta segunda-feira



Durante o domínio do Império Selêucida sobre Israel, ouve um general sírio que afrontou Deus e tentou exterminar os judeus que não abandonaram seu Deus e sua cultura para aceitar o helenismo.

Este general era chamado Nicanor, filho de Patroclus e um dos “principais amigos” do rei selêucida.

Após a derrota de Seron por Judas Macabeu na Batalha de Beth Horon , Antíoco Epifânio confiou a seu chanceler Lísias a destruição da Judéia.

Nicanor foi um dos três generais comissionados por Lysias; sendo os outros Ptolomeu, filho de Dorymenes e Górgias.

A campanha começou em 166 AC; os sírios foram derrotados em Emaús, enquanto Górgias, em um estágio posterior, obteve uma vitória em Jâmnia sobre um grupo de judeus que desobedeceram a Judas Macabeu.

Nicanor, tendo em orgulho arrogante convidou mil traficantes de escravos para acompanhá-lo para comprar os prisioneiros judeus, foi humilhado e seu anfitrião foi destruído, ele mesmo escapando “como um escravo fugitivo “para Antioquia. 

Algum tempo depois, sob o reinado de Demétrio, Nicanor aparece novamente na luta entre Alcimus e Judas, os dois principais líderes dos judeus.

Alcimus, o sumo sacerdote defendia uma adoração mista, sugerindo que o povo de Deus abandonasse os costumes judeus e praticassem o helenismo, adorando os deuses gregos, ainda que por sincretismo religioso. Já Judas, defendia que o povo judeu se mantivesse fiel a Yhwh, guardando os seus shabats, abstendo-se de comer animais carnes impróprias não adorando imagens de escultura.

Alcimus apelou a Demétrio, para que este matasse os judeus fiéis ao Deus Israel, este por sua vez, escolheu Nicanor, agora governador de Chipre e conhecido por seu ódio mortal aos judeus, para resolver a disputa e matar Judas. Nicanor foi nomeado governador da Judéia nesta ocasião.

Nicanor tentou em vão prender Judas por traição, houve um grande Batalha em Capharsalama (“aldeia da paz”), na qual os sírios foram derrotados.

Então, ele então se retirou para Beth-horon para encontrar Judas postado em frente a ele em Hadassa.

Aqui, no 13º dia do 12º mês da Bíblia, Adar para os babilônios, entre fevereiro e março para os romanos e cristãos, do ano católico 161 aC, os sírios sofreram uma derrota esmagadora na Batalha de Hadassa, sendo o próprio Nicanor o primeiro a cair.

Os judeus cortaram sua cabeça e sua orgulhosa mão direita e as penduraram ao lado de Jerusalém.

Por um pouco, Hadassa deu descanso à terra de Judá.

Por isso, o líder dos fiéis judeus, Judas Macabeu, ordenou ao povo para celebrar esta data eternamente, sendo a festa instituída um dia antes de Purim, o “Dia de Nicanor”.  


Créditos: Líder News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de esclarecimento da Sygo

RS está sob alerta de temporais

Ator Sidney Sampaio tem alta de hospital após queda do hotel