No Pantanal ribeirinhos foram resgatados de incêndio pelos bombeiros

A combinação de fogo mais ventos fortes deixou ribeirinhos do Pantanal de Mato Grosso do Sul em "desespero" na madrugada desta segunda-feira (27). 

Famílias e animais domésticos foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, pescadores naufragaram e teve morador que pulou no rio para escapar das chamas.

A situação foi tão crítica que Corumbá amanheceu escondida por fumaça. Porém militares seguem para a região, em três barcos, levando mantimentos e equipamentos para montagem de uma base para controlar as chamas que se alastraram por lá.

Segundo informações, uma família que mora na Bacia do Tuiuiú ligou para a emergência dizendo que estavam "desesperados' porque o fogo tinha se aproximado, eles respiravam com dificuldade e o vento estava forte.

Os militares seguiram para a região, distante cerca de 27 quilômetros da cidade, em meio ao fogo que havia passado de uma margem para outra do rio Paraguai, uma distância de 266 metros, por causa da ventania. 

Após cerca de uma hora de barco, se depararam com um aceno de lanterna. Eles pararam e após 8 metros de barranco viram um cenário dramático: casa destruída pela queda de uma árvore e o fogo se aproximando.

Uma árvore caiu sobre a casa onde moravam uma idosa de 70 anos, uma mulher e um menino de três anos. O fogo estava bem perto e o local cheio de fuligem. Para conseguirem respirar, a moradora molhou dois colchões, colocou a idosa e o neto embaixo deles, e ficou jogando água no que sobrou da residência.

A criança estava com a roupa toda molhada e teve que ir nua no barco, com coberta do Corpo de Bombeiros. Quatro cachorros e um gato também foram resgatados.

Os militares seguiram para o resgate da família que havia ligado para o serviço de emergência e se depararam com outro pedido de ajuda: dois pescadores em um barco naufragado.

A embarcação dos pescadores virou com o vento forte, eles conseguiram nadar até a margem e foram colocados em segurança pelos bombeiros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de esclarecimento da Sygo

RS está sob alerta de temporais

Ator Sidney Sampaio tem alta de hospital após queda do hotel