Uma boa alimentação aumenta a imunidade no frio



Com a proximidade do inverno e as baixas temperaturas é preciso adotar alguns cuidados com a imunidade, já que é nesse período que o nosso corpo está mais suscetível a infecções respiratórias, como gripes e resfriados, principais causas de adoecimento nesta época do ano.

Para nos mantermos saudáveis nesse momento, são fundamentais alguns cuidados com a alimentação.

A nutricionista Rosana Silveira Borba explica que para aumentarmos a nossa imunidade é importante que não sigamos dicas radicais, ou seja, aquelas que retiram do nosso cardápio alimentos imprescindíveis à manutenção da nossa saúde. “Neste momento, mais do que nunca, precisamos de alimentos que deixem nosso organismo mais fortalecido para que possamos passar por esse inverno saudáveis, com pouco ou nenhum sintoma gripal, nos mantendo mais resistentes”. Essa alimentação deve ser composta de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água. Frutas e legumes são essenciais.

A especialista explica que o consumo de algumas vitaminas e minerais podem ser eficientes no estímulo das defesas do nosso organismo e podem contribuir para manter a imunidade.

Veja quais são os alimentos que ajudam nesse processo:

Frutas Cítricas: estamos na época delas, a laranja, a bergamota, o abacaxi e o limão. Ricas em vitamina C, possuem antioxidantes aumentando nossa resistência.

Vegetais verdes: Brócolis, couve e espinafre têm na sua composição ácido fólico que atua na defesa do organismo, auxiliando na formação de glóbulos brancos.

Alimentos quem contenham zinco: Carnes, cereais integrais e leguminosas como feijão e lentilha deixam nossas células mais resistentes.

Oleaginosas: Nozes, castanhas possuem substâncias que agem na produção de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células.

Ômega 3: Naturalmente encontrado em azeites e peixes (sardinha, salmão, atum), chia, nozes e linhaça.

Selênio: Carnes vermelhas, frango, fígado, castanhas, amêndoas, grãos integrais são antioxidantes que combatem os radicais livres.

Gengibre: Rico em vitamina C, ajuda a tratar inflamações na garganta.

Probióticos: Leites fermentados, Kefir, iogurtes naturais (substâncias que trazem benefícios para o corpo humano).

Vitamina E: Semente de girassol, azeite de oliva.

Vitamina A: Cenoura, mamão, manga e ovo.

Rosana salienta ainda a importância da absorção da vitamina D. “Aproveite momentos ao sol para ativar a vitamina D e beba sempre bastante água”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de esclarecimento da Sygo

RS está sob alerta de temporais

Ator Sidney Sampaio tem alta de hospital após queda do hotel