Entenda como foi o AI 5




O Ato inconstitucional número 5, mais conhecido como o AI 5, teve início no ano de 1968, ele ficou conhecido como o período mais sombrio da ditadura militar. Durante o governo de Artur da Costa Silva.

O AI 5 não foi apenas um golpe, porém uma queda de braço entre os militares. E o lado que ganhasse ajudava a endurecer o regime. Ele foi implantado pouco a pouco, ou seja, ele começou a ser estudado desde o ano de 1964, só quatro anos depois que começou a valer. 

O AI-5, na visão das historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, “era uma ferramenta de intimidação pelo medo, não tinha prazo de vigência e seria empregado pela ditadura contra a oposição e a discordância". Já o historiador Kenneth P. Serbin fala que, "por meio do AI-5, as forças de segurança do governo tiveram carta branca para ampliar a campanha de perseguição e repressão contra a esquerda revolucionária, oposição democrática e Igreja".

Os brasileiros ficaram sabendo disso por meio da rádio, quem deu a notícia foi, Luiz Antonio da Gama e Silva. Eram doze artigos e, iria mudar o Brasil radicalmente. Ele falava do fim do habeas corpus, em caso de crimes políticos. 

Decretou também o fechamento do Congresso Nacional, pessoas foram demitidas, cassaram mandatos, confiscaram os bens privados e interviram em todos os estados do município. 

Por meio do AI-5, a Ditadura Militar iniciou o seu período mais rígido, e a censura aos meios de comunicação e a tortura como prática dos agentes do governo consolidaram-se como ações comuns da Ditadura Militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casos de Mpox tem aumentado no Brasil este ano

Relacionamento abusivo

Funcionário de mercado desaparecimento há dois dias é encontrado preso em elevador do estabelecimento