Aproximadamente 13,2 milhões vão deixar para comprar presentes de natal



Aproximadamente 13,2 milhões de brasileiros estão deixando para comprar os presentes de natal em cima da hora. Dois motivos são: a espera do 13º e esperar para ver se os preços irão baixar. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). 

O dado corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém no Natal. O principal motivo para os brasileiros que deixaram para comprar os presentes na última semana é a possibilidade de encontrar promoções (48%). 

Outros motivos frequentes são esperar o pagamento da segunda parcela do 13º salário (20%), falta de tempo (12%), falta de organização (11%), e preguiça (10%).

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, afirma que as compras em cima da hora podem atrapalhar o orçamento. “A pressa é inimiga do planejamento financeiro. Na correria para garantir todos os itens da lista e não deixar ninguém sem presente, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de forma impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma. 

O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, diz que "ao deixar para a última hora, o consumidor também corre o risco de não encontrar o produto desejado. Com as lojas cheias, alguns produtos ficam sem estoque e o consumidor, para não deixar a data passar em branco, pode acabar comprando algo mais caro e que extrapola a sua capacidade do orçamento”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de esclarecimento da Sygo

RS está sob alerta de temporais

Ator Sidney Sampaio tem alta de hospital após queda do hotel